Perguntas Frequentes


Aqui você tem acesso a perguntas frequentes sobre o Sicoob Empresarial e sobre as suas Cooperativas.

1. Como faço para enviar o meu currículo para o Sicoob Empresarial?
Basta enviá-lo através da opção Trabalhe conosco.
 
2. O que uma cooperativa de crédito Sicoob oferece?
Uma cooperativa de crédito Sicoob oferece, com muito mais vantagens, os mesmos produtos e serviços que as demais instituições financeiras, tais como: conta corrente, cobrança bancária, débito automático de contas, cartões de crédito e débito, Internet Banking (SicoobNet), seguros, serviços de autoatendimento, recebimento de contas (carnês, consórcio, contas de água, luz, telefone, INSS etc), DOC, DEC, TED, depósito à vista, movimentação por cheques, aplicações financeiras e poupança cooperada (para abrir uma poupança não é necessário ser cooperado).
 
3. Quais são as vantagens e benefícios de uma cooperativa de crédito em relação a um banco?
Em uma cooperativa, o correntista não é apenas um cliente - é chamado de associado porque também é dono do empreendimento. Por isso, ele tem acesso a produtos e serviços financeiros com juros e tarifas menores, além de receber um tratamento personalizado. A cooperativa é dirigida e controlada pelos associados, contribui para o desenvolvimento local por meio da retenção e aplicação dos recursos de poupança e renda no próprio município, além de promover a divisão dos resultados financeiros ao final do exercício.
 
4. Uma cooperativa de crédito empresta dinheiro com juros menores que os praticados pelos bancos?
Sim. Por serem instituições financeiras sem fins lucrativos, as cooperativas de crédito Sicoob possuem linhas de financiamento para obtenção de empréstimos com juros e taxas menores.
 
5. As cooperativas de crédito Sicoob recebem contas de água, luz e telefone?
Sim! As cooperativas de crédito Sicoob recebem também todos os boletos bancários, além de carnês, consórcios, INSS etc.
 
6. Onde eu encontro o endereço e telefone das cooperativas do Sicoob localizadas no DF e Entorno?
Todos os endereços e telefones das cooperativas Sicoob no DF e Entorno podem ser encontrados neste site, na opção Redes de Atendimento - Consulta de Cooperativas. Ao clicar nesta opção, você terá acesso à lista das cooperativas Sicoob. Clicando em uma delas, o endereço e telefone aparecerão automaticamente.
 
7. Como faço para me associar a uma cooperativa de crédito Sicoob?
Para se associar a uma cooperativa de crédito Sicoob é necessário que você preencha os requisitos do estatuto da cooperativa e integralize cotas-mínimas de capital. Procure hoje mesmo uma cooperativa Sicoob e saiba como se tornar um cooperado.
 
8. Como surgiu o cooperativismo no mundo?
O movimento cooperativista surgiu na Inglaterra, com a Revolução Industrial, no início do século XIX, quando a subjugação do trabalho ao capital deflagrou grandes movimentos sociais. Em 1843, operários tecelões se organizaram em uma sociedade civil e, no dia 24 de outubro de 1844, fundaram a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Ltda., primeira cooperativa da história. O Cooperativismo de crédito nasceu na Alemanha, em 1848, pelas ideias de Frederich Wilhelm Raiffeisen, com o objetivo de fomentar o crédito aos agricultores. O cooperativismo de crédito urbano surgiu em 1867, também na Alemanha, na pequena cidade de Delitzch, idealizado pelo magistrado Hermann Schulze.
 
9. Como surgiu o cooperativismo de crédito no Brasil?
No Brasil, o cooperativismo de crédito surgiu do trabalho do Padre jesuíta suíço Theodor Amstad que, em 1902, liderou a formação da cooperativa de Nova Petrópolis-RS, a primeira cooperativa de crédito do País e que está em plena atividade até os dias de hoje.

VENHA SER SICOOB E FAÇA MAIS!

 

Central de Relacionamento

Boletim Informativo

Nome:
Email: